atividades


MESAS REDONDAS * SESSÃO ESPECIAL * SESSÃO EXTRA MURO * GT´s * MOSTRA AUDIOVISUAL * MINICURSO

MESAS REDONDAS
Veja a programação completa das mesas redondas AQUI 
------------------------------------------------------
MR1 Ruralidades, Políticas Públicas, Gênero e Sexualidades
 Resumo: A proposta da mesa é debatermos aspectos relacionados à contribuição da Antropologia para os estudos sobre Gênero, Sexualidades e Políticas Públicas no contexto rural brasileiro. O foco é fazermos uma contextualização do campo em questão com atenção aos problemas e potencialidades que envolvem a referida área de estudo, e sua relação com o ensino e pesquisa no Brasil.
Coordenação:
Patricia Rosalba Salvador Moura Costa (PPGA-UFS)
------------------------------------------------------
MR2 Cultura, animais sociais e relações humano-não humano: presente e passado
Resumo: O conceito de cultura é marca de identidade da antropologia, mas não garante, se estivermos atentos ao debate e à reflexão sobre categorias locais da ciência, o selo de humanidade a quem quer que seja. Até que ponto a complexificação da cultura na espécie humana (em termos de complexificação da linguagem simbólica, da produção de ferramentas, da arte, da organização social) dependeu de relações entre nós e outras espécies? Como outras espécies experimentaram as relações com coletivos humanos, especialmente por meio da domesticação animal? Pretende-se, com esta Mesa Redonda, refletir sobre as possibilidades de culturas não humanas e da dependência de relações interespecíficas, no passado e no presente, para a continuidade da existência física e simbólica de coletivos humanos.
Coordenação:
Beto Vianna (DLI/PPGA-UFS)
------------------------------------------------------
MR3 Políticas públicas e a cultura popular
Resumo: Esta mesa procura discutir as relações do Estado e com a chamada “cultura popular”, tendo como referência a atuação do poder público frente a distintos arranjos coletivos, práticas e eventos cíclicos que marcam de modo significativo a vida cotidiana em algumas localidades do Brasil. Com isto, procura-se problematizar as próprias categorias de "Estado" e de "cultura popular" e refletir acerca das diferentes formas de atuação das instituições governamentais junto a alguns segmentos sociais, com ênfase em questões relativas às políticas culturais, políticas de turismo e as políticas de patrimônio em nosso país. 
Coordenação:
Ulisses Neves Rafael (PPGA-UFS)
------------------------------------------------------
MR4 Linhagem humana para além do humano: parentescos, afinidades
Resumo: O estudo do humano em uma perspectiva biológica levanta questões que ultrapassam uma interrogação sobre sua natureza. Cultura, comportamento social, linguagem, produção e uso de arte e artefatos, são algumas das atividades que, se a tradição atribui exclusivamente ao humano, nos remetem a uma rede de parentescos e afinidades que atravessam o tempo de nossa linhagem e o espaço de nossas relações interespecíficas.  Esta mesa propõe, sob diferentes perspectivas, refletir e debater sobre a teia de ramificações que imbricam o humano e o não humano.
Coordenação:
Ugo Maia (DCS/PPGA-UFS)
------------------------------------------------------
MR5 Juventudes, Transições, e Desigualdades no Brasil
Resumo: No contexto dos últimos anos, as juventudes têm enfrentado os desafios do aumento da desigualdade econômica, social, cultural e política provocados, no Brasil, pelo impacto do liberalismo econômico sobre o trabalho e a renda; pelo ressurgimento de posturas políticas conservadoras; por desigualdades no acesso às políticas públicas, à saúde, à escola, ao lazer e às tecnologias. O uso das tecnologias da informação, os modos de ocupação dos espaços públicos, as formas de amizade e sociabilidade, as reinvenções da representação política, a emergência e a visibilidade da agência do gênero/sexualidade fazem parte dos interesses, do debate e das práticas cotidianas das juventudes contemporâneas. Neste sentido, entre os desafios da compreensão sobre as diferenças e desigualdades entre as gerações e entre os próprios modos de viver as experiências da juventude no presente, apontamos para necessidade de repensarmos as questões de poder aí implicadas; e as políticas públicas para as juventudes em seus discursos e práticas. A proposta desta mesa é refletir sobre o fenômeno das desigualdades que envolve as juventudes, com enfoque nas relações de poder, nas questões de interseccionalidade e em questões que considerem as expressões, as linguagens e as perspectivas dos próprios jovens.  
Coordenação:
Frank Marcon (PPGA-UFS)
------------------------------------------------------
MR6 Religiões em Perspectiva, debates multidisciplinares.
Resumo: No panorama das religiões, vários enfoques são adotados pelos especialistas na área. O objetivo dessa mesa é promover o diálogo entre a antropologia e outras ciências que discutem a questão da religião em geral. Serão convidados especialistas na área, com o intuito de entender questões prementes às religiões e suas distintas relações, sejam de divergência, sejam de convergência.
Coordenação:
Hippolyte Brice Sogbossi (PPGA-UFS)
 ------------------------------------------------------
MESA REDONDA EM PARCERIA COM O INES-DESU
Pesquisadores surdos: compartilhando saberes e experiências
Resumo: A presente mesa tem como proposta apresentar, a partir dos fazeres de pesquisadores surdos, as interfaces que apontam para novas reflexões acerca de conceitos como cultura, identidade e saberes de grupos sociais – tidos como minoritários – mas cujo movimento aponta na direção de uma forma de estar no mundo que precisa, certamente, ser refletida no meio antropológico.
Coordenação:
Maria Izabel dos Santos Garcia (INES/DESU)

------------------------------------------------------
Antropologia e Arqueologia: Um mergulho na Etnografia
Resumo: Esta Sessão Especial objetiva elaborar uma reflexão sobre a pesquisa de campo em Arqueologia por meio da perspectiva etnográfica. Para tanto será apresentado um histórico da intersecção teórica e prática entre Antropologia e Arqueologia no devir do século XIX-XX, tomando como referência o empirismo, a descrição e a analogia enquanto pontos de convergência do fazer ciência das duas disciplinas. Posterior à apresentação dos vínculos transdisciplinares que a etnografia proporciona entre Arqueologia e Antropologia, o Laboratório de Arqueologia de Ambientes Aquáticos (UFS), o fazer ciência na borda de corpos aquáticos e até embaixo d’água serão tomados enquanto lócus epistêmicos que propõe identificar, estudar e interpretar o patrimônio subaquático, arqueológico e cultural a partir de uma Arqueologia Pública construída com comunidades étnicas, tradicionais e ribeirinhas no baixo rio São Francisco, Sergipe.
Coordenação:
Gilson Rambelli (PPGA-UFS)
Luciana de Castro N. Novaes (UFBA/FABESB)

SESSÂO EXTRA MUROS 
------------------------------------------------------
Imagem, corpo e poder
Resumo: As Sessões Extramuros seguem o modelo que vem sendo realizado nas Reuniões da Associação Brasileira de Antropologia (ABA). O objetivo é reunir antropólogos e antropólogas para discutir as atribuições e papéis assumidos contemporaneamente em seu exercício profissional e as reflexões suscitadas pela sua atuação para além das fronteiras acadêmicas. As sessões poderão contar, ainda, com interlocutores de diferentes coletivos e movimentos sociais, instituições públicas e privadas, representantes de grupos sociais e comunidades.
Coordenação:
Luiz Gustavo Pereira de Souza Correia (PPGA-UFS)
Érika Sousa Vieira de Castro (PPGA-UFS)

GRUPOS DE TRABALHO
Veja a programação completa dos grupos de trabalho AQUI.
------------------------------------------------------
GT1 Coletivos indígenas, quilombolas e tradicionais.
Resumo: Propõe-se, com este GT, reunir pesquisas em curso ou recentemente finalizadas – em diferentes níveis – sobre comunidades indígenas, quilombolas e tradicionais, estas definidas a partir da ocupação específica de territórios ou de áreas de uso comum onde desenvolvem práticas de pesca, coleta, extrativismo, agricultura em pequena escala e pastoreio (marisqueiras, ciganos, babaçuais, fundos de pasto, faxinais, catadoras de mangaba etc.). O GT pretende focar em temas de pesquisa que invistam, de alguma forma, nos modos desses coletivos se engajarem no ambiente, em especial processos de construção de territorialidade, classificações ambientais, práticas discursivas de defesa territorial, etnopolíticas ambientais, tecnologias de manejo de espécies, conflitos ambientais, entre outros. Demais temas de pesquisa atinentes às comunidades indígenas, quilombolas e tradicionais que ajudem a lançar luz sobre processos específicos de conexões com um ambiente serão igualmente bem-vindos.
Coordenação:
Ugo Maia (DCS/PPGA-UFS)
Beto Vianna (DLI/PPGA-UFS)
------------------------------------------------------
GT2 Culturas populares, festas e patrimônio 
Resumo: Os processos de patrimonialização instituídos nas últimas décadas no Brasil em torno dos chamados “bens de natureza imaterial” foram criados com o objetivo de “salvaguardar” diferentes formas de expressão, saberes, lugares e celebrações que, por sua natureza processual e dinâmica, não poderiam ser protegidos adequadamente por meio das tradicionais políticas de tombamento. Percebe-se, entretanto, que os limites e possibilidades em torno da atuação do Estado frente aos chamados “patrimônios imateriais”, as novas relações de “consumo cultural” e de turismo estabelecidas com bens patrimonializados, bem como os próprios processos de ressignificação de saberes e práticas tradicionais vivenciados por seus agentes tem estimulado uma série de novos estudos acerca dos fenômenos sociais que, tradicionalmente, costumavam ser interpretados pela antropologia por meio das categorias como “culturas populares”, “performance”, “rituais” e “festas”. Buscando dar relevo a estes diferentes estudos, este grupo de trabalho pretende promover o debate entre pesquisadores que, a partir de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, tem se debruçado sobre este campo na contemporaneidade.   
Coordenação:
Ulisses Neves Rafael (PPGA-UFS)
Leonardo Leal Esteves (PPGA-UFS)
------------------------------------------------------
GT3 Expressões religiosas de presença africana: produção de identidades e perspectivas na globalização
Resumo: Este GT pretende acolher trabalhos de pesquisa feitos e em andamento, em várias áreas de conhecimento, sobre as religiões de presença africana no Brasil. O objetivo é discutir uma série de obstáculos e desafios imanentes à prática das ditas religiões a partir da sua continuação como práticas de tradições milenares. Serão examinadas questões como territorialização, direitos humanos, racismo, ritos e rituais das mais diversas índoles, e questões metodológicas.
Coordenação:
Hippolyte Brice Sogbossi (PPGA-UFS)
Martha Sales Costa (UFS)
------------------------------------------------------
GT4 Etnografias da Política
Resumo: Este GT tem como eixo principal a reflexão sobre os princípios de estruturação e as dinâmicas de funcionamento da política nas sociedades contemporâneas. Serão privilegiados aqueles trabalhos que, com base na imersão etnográfica, procurem apreender as condições e os processos de recrutamento e de seleção, as estratégias de reprodução e consagração social, as gramáticas políticas e as lógicas práticas de intervenção de atores e grupos diversificados (políticos, profissionais, militantes, culturais, religiosos, etc.) em diferentes espaços sociais. Dentro desta perspectiva e problemática geral pretende-se abordar os seguintes temas: Movimentos Sociais; Eventos de Protesto; Defesa de Causas Públicas; Associativismo; Engajamento e Militância Política; Participação Política; Estado e Administração Pública; Partidos Políticos; Políticas Públicas.
Coordenação:
Ivan Barbosa (UFS)
Debatedores:
Verônica de Barros Santos (LEPP-UFS)
Jonatha Vasconcelos Santos (LEPP-UFS)
------------------------------------------------------
GT5 Processos identitários e relações de poder
Resumo: A proposta deste Grupo de Trabalho é reunir estudos que discutam o fenômeno das manifestações contemporâneas de identificação e diferença implicadas por relações de poder que atingem as mais distintas facetas da vida social. Estaremos aceitando trabalhos que envolvam pesquisas de campo específicas com temas como: 1) juventudes e gerações; 2) relações interétnicas e raciais, 3) relações e representações de gênero, e 4) que envolvam as intersecções entre eles. O interesse principal deste grupo é pelos enfoques sobre os estilos de vida, as formas de sociabilidades, as expressividades artísticas, as disputas políticas, os conflitos sociais, as formas de representação sobre si e sobre outro e as disputas de ordem material e simbólica que emergiram neste último ciclo de transformações econômicas e políticas da globalização hiperconectada e de intensas polarizações ideológicas, iniciado há pouco menos de uma década. O objetivo é compartilhar as experiências de diferentes estudos que tenham tomado as teorias das identidades como parte de suas análises sobre economia, cultura, política e sociedade com o propósito de intercambio “na” e “com” a Antropologia, refletindo criticamente sobre o vigor e as limitações destas abordagens.
Coordenação: 
Frank Marcon (PPGA-UFS)  

MOSTRA AUDIOVISUAL
------------------------------------------------------
Resumo: Poderão compor a Mostra Audiovisual, documentários, ficções, etnoficções, animações, etnografias sonoras e ensaios fotográficos realizados por estudantes de graduação ou pós-graduação das Ciências Sociais, da Antropologia e áreas afins, além de coletivos, artistas visuais, performers e demais realizadores e produtores. Os trabalhos devem abordar temáticas do campo da Antropologia ou dialogar com a perspectiva antropológica no tocante a questões socioculturais, sujeitos e grupos sociais e processos históricos. As produções devem ter sido concluídas a partir de 2014 e serão selecionados pela comissão organizadora.
Coordenação:
Luiz Gustavo Pereira de Souza Correia (PPGA-UFS)
Anatil Maux de Souza (PPGA-UFS)
 
 
------------------------------------------------------
Elas por trás das câmeras
Resumo: A II Semana de Antropologia da UFS, durante os quatro dias do evento, irá contar com a Mostra Elas por trás das câmeras, em parceria com o Grupo de Estudos Culturais, Identidades e Relações Interétnicas - GERTS. Em 2016 foram lançados 142 longas-metragens no circuito comercial do país e apenas 19,7% das produções contaram com mulheres na direção. Se olharmos para a intersecção com raça, o número é ainda mais alarmante: apenas duas mulheres negras assinaram a direção de um filme lançado comercialmente na história do cinema brasileiro: Adélia Sampaio (Amor Maldito, 1984) e Camila de Moraes (O Caso do Homem Errado, 2017). As demais funções técnicas também são ambientes dominados por homens brancos, com especial atenção à fotografia. Segundo pesquisa de Nina Tedesco (2016), apenas 4% dos longas brasileiros de ficção lançados entre 1984 e 2014 foram fotografados por mulheres. Ao compreender que o primeiro passo para mudar esse cenário é discutir sobre o tema, a Mostra Ela por trás das câmeras busca se unir aos diversos esforços que estão sendo realizados por todo o país e visibilizar produções audiovisuais contemporâneas que contam com mulheres na direção, além de outros departamentos, como fotografia, arte, montagem e som. A programação da mostra irá exibir curtas-metragens – um formato que possibilita mais pluralidade de vozes – dirigidos por mulheres, além de realizar debates sobre a temática após as projeções.
Coordenação e curadoria:
Danielle de Noronha e Frank Marcon
Comissão Organizadora:
Danielle de Noronha, Élida Braga, Erna Barros, Frank Marcon e Raissa Freitas

 
MINICURSO
------------------------------------------------------
Imagens e sons na pesquisa antropológica
Resumo: O minicurso pretende abordar as potencialidades do uso de imagens e sons em pesquisas antropológicas e em áreas de conhecimento afins.  O programa do minicurso se divide em uma breve introdução teórica à Antropologia Visual, análise de fotografias, filmes e vídeos e atividades práticas com equipamentos audiovisuais. Será apresentado um breve histórico da Antropologia Visual, as perspectivas teórico-metodológicas e principais referências que norteiam a disciplina, e serão discutidos relatos de pesquisa que buscam grafar imageticamente as experiências em campo ou têm imagens e sons como objeto de análise. Os exercícios práticos buscarão iniciar os participantes nos desafios do uso de câmeras e outros equipamentos técnicos em campo e apresentar as diferentes formas de utilização do audiovisual no desenvolvimento e na grafia da pesquisa em seus diversos suportes possíveis.
Coordenação:
Luiz Gustavo Pereira de Souza Correia (PPGA-UFS)
Anatil Maux de Souza (PPGA-UFS)
Érika Sousa Vieira de Castro (PPGA-UFS)





CRONOGRAMA E PRAZOS

CRONOGRAMA E PRAZOS

visualizações