PROGRAMAÇÃO - MR





QUARTA-FEIRA, 28/11 – 14H ÀS 17H

------------------------------------------------------ 
MR1 Ruralidades, Políticas Públicas, Gênero e Sexualidades
Auditório do DGE
Resumo: A proposta da mesa é debatermos aspectos relacionados à contribuição da Antropologia para os estudos sobre Gênero, Sexualidades e Políticas Públicas no contexto rural brasileiro. O foco é fazermos uma contextualização do campo em questão com atenção aos problemas e potencialidades que envolvem a referida área de estudo, e sua relação com o ensino e pesquisa no Brasil.
Coordenação:
Expositorxs:
Russell Parry Scott (PPGA-UFPE)
------------------------------------------------------
MR2 Cultura, animais sociais e relações humano-não humano: presente e passado
Auditório da ADUFS
Resumo: O conceito de cultura é marca de identidade da antropologia, mas não garante, se estivermos atentos ao debate e à reflexão sobre categorias locais da ciência, o selo de humanidade a quem quer que seja. Até que ponto a complexificação da cultura na espécie humana (em termos de complexificação da linguagem simbólica, da produção de ferramentas, da arte, da organização social) dependeu de relações entre nós e outras espécies? Como outras espécies experimentaram as relações com coletivos humanos, especialmente por meio da domesticação animal? Pretende-se, com esta Mesa Redonda, refletir sobre as possibilidades de culturas não humanas e da dependência de relações interespecíficas, no passado e no presente, para a continuidade da existência física e simbólica de coletivos humanos.
Coordenação:
Beto Vianna (DLI/PPGA-UFS)
Expositorxs:
Alberico Nogueira de Queiroz (DARQ/PROARQ-UFS)
Ugo Maia Andrade (DCS/PPGA-UFS)
------------------------------------------------------
MESA REDONDA EM PARCERIA COM O INES-DESU
Auditório do CECH
Pesquisadores surdos: compartilhando saberes e experiências
Resumo: A presente mesa tem como proposta apresentar, a partir dos fazeres de pesquisadores surdos, as interfaces que apontam para novas reflexões acerca de conceitos como cultura, identidade e saberes de grupos sociais – tidos como minoritários – mas cujo movimento aponta na direção de uma forma de estar no mundo que precisa, certamente, ser refletida no meio antropológico.
Coordenação:
Expositorxs:
Sidnei Alves da Costa (INES/DESU)

QUINTA-FEIRA, 29/11 – 14H ÀS 17H

------------------------------------------------------
MR3 Políticas públicas e a cultura popular
Auditório do DGE
Resumo: Esta mesa procura discutir as relações do Estado e com a chamada “cultura popular”, tendo como referência a atuação do poder público frente a distintos arranjos coletivos, práticas e eventos cíclicos que marcam de modo significativo a vida cotidiana em algumas localidades do Brasil. Com isto, procura-se problematizar as próprias categorias de "Estado" e de "cultura popular" e refletir acerca das diferentes formas de atuação das instituições governamentais junto a alguns segmentos sociais, com ênfase em questões relativas às políticas culturais, políticas de turismo e as políticas de patrimônio em nosso país. 
Coordenação:
Expositorxs:
------------------------------------------------------
MR4 Linhagem humana para além do humano: parentescos, afinidades
Auditório da ADUFS
Resumo: O estudo do humano em uma perspectiva biológica levanta questões que ultrapassam uma interrogação sobre sua natureza. Cultura, comportamento social, linguagem, produção e uso de arte e artefatos, são algumas das atividades que, se a tradição atribui exclusivamente ao humano, nos remetem a uma rede de parentescos e afinidades que atravessam o tempo de nossa linhagem e o espaço de nossas relações interespecíficas.  Esta mesa propõe, sob diferentes perspectivas, refletir e debater sobre a teia de ramificações que imbricam o humano e o não humano.
Coordenação:
Ugo Maia Andrade (DCS/PPGA-UFS)
Expositores:
Beto Vianna (DLI/PPGA-UFS) 
Eliane Sebeika Rapchan (LEEH/UEM)

SEXTA-FEIRA, 30/11 – 9H ÀS 12H

------------------------------------------------------
MR5 Juventudes, Transições, e Desigualdades no Brasil
Auditório do DGE
Resumo: No contexto dos últimos anos, as juventudes têm enfrentado os desafios do aumento da desigualdade econômica, social, cultural e política provocados, no Brasil, pelo impacto do liberalismo econômico sobre o trabalho e a renda; pelo ressurgimento de posturas políticas conservadoras; por desigualdades no acesso às políticas públicas, à saúde, à escola, ao lazer e às tecnologias. O uso das tecnologias da informação, os modos de ocupação dos espaços públicos, as formas de amizade e sociabilidade, as reinvenções da representação política, a emergência e a visibilidade da agência do gênero/sexualidade fazem parte dos interesses, do debate e das práticas cotidianas das juventudes contemporâneas. Neste sentido, entre os desafios da compreensão sobre as diferenças e desigualdades entre as gerações e entre os próprios modos de viver as experiências da juventude no presente, apontamos para necessidade de repensarmos as questões de poder aí implicadas; e as políticas públicas para as juventudes em seus discursos e práticas. A proposta desta mesa é refletir sobre o fenômeno das desigualdades que envolve as juventudes, com enfoque nas relações de poder, nas questões de interseccionalidade e em questões que considerem as expressões, as linguagens e as perspectivas dos próprios jovens.  
Coordenação:
Expositores:
------------------------------------------------------
MR6 Religiões em Perspectiva, debates multidisciplinares
Auditório do DLES
Resumo: No panorama das religiões, vários enfoques são adotados pelos especialistas na área. O objetivo dessa mesa é promover o diálogo entre a antropologia e outras ciências que discutem a questão da religião em geral. Serão convidados especialistas na área, com o intuito de entender questões prementes às religiões e suas distintas relações, sejam de divergência, sejam de convergência.
Coordenação:
Expositores:           


CRONOGRAMA E PRAZOS

CRONOGRAMA E PRAZOS

visualizações